Quantcast
Channel: Uncategorized – Blog da Oncase

Por que minha empresa deve apostar em dashboards interativos?

0
0

Gestores e líderes dentro das organizações precisam tomar decisões diariamente. Nesses momentos, contar com dados consistentes que facilitem e tornem o próximo passo o mais assertivo possível é fundamental. E os dashboards interativos surgem como uma excelente ferramenta nesse cenário, substituindo os antigos relatórios impressos.

É ainda muito comum em empresas de diferentes tamanhos e segmentos, ao final do dia, que gestores imprimam um relatório da situação do departamento. Esse relatório é compartilhado com os líderes da organização e servem como base para analisar o desempenho da companhia e definir importantes próximos passos.

Porém, o fato é que esses relatórios impressos são uma visão já atrasada da situação da empresa. Uma organização é um organismo vivo em constante movimento e transformação. 

As coisas mudam a todo instante e os gestores precisam estar por dentro do que acontece em tempo real e de acordo com as suas necessidades.

A transformação digital trouxe uma série de mudanças na forma de reunir e analisar os dados disponíveis, usando a tecnologia como uma grande aliada.

O surgimento dos dashboards interativos facilitou muito o dia a dia dos gestores ao permitir uma maior integração entre os departamentos e a personalização das informações de acordo com as necessidades da companhia.

Confira abaixo 4 vantagens que a adoção de dashboards interativos pode agregar a uma empresa ao substituir os relatórios impressos.

Analytics: acompanhamento dos dados e atividades em tempo real

Essa é a principal diferença em relação aos antigos relatórios. Com ferramentas de analytics e a configuração de dashboards interativos, é possível analisar e comparar qualquer período a qualquer momento.

Ao imprimir um relatório, os dados à disposição dos gestores são apenas aqueles dentro do espaço de tempo selecionado. Para acessar mais informações, é necessário gerar e imprimir um novo documento, o que torna o processo muito engessado.

Com os dashboards, torna-se muito mais fácil analisar dados por dia, semana, mês e ano, de acordo com as necessidades da companhia naquele momento.

Além disso, as atividades e o desempenho dos departamentos podem ser acompanhados em tempo real, comparando o que está acontecendo naquele instante com informações passadas. Isso permite tomadas de decisões mais rápidas, consistentes e assertivas.

Personalização dos dashboards

Este é outro grande benefício da adoção de dashboards interativos. Cada empresa tem suas particularidades, assim como cada departamento dentro da organização possui as suas necessidades.

Ao criar um dashboard interativo a partir dessas necessidades específicas, é possível selecionar apenas os dados que são realmente relevantes para aquele usuário que irá acessar as informações.

No momento de tomar uma decisão, gestores e líderes conseguem acessar rapidamente os dados que têm impacto na sua gestão, sem precisar perder tempo analisando relatórios e procurando as informações que eles precisam para sustentar uma decisão importante.

É possível trabalhar com dashboards personalizados por departamento e até por usuário. Dessa forma, cada colaborador visualiza as informações que precisa com base nas suas necessidades específicas.

Interpretação das informações

Outra grande diferença entre os relatórios impressos e os dashboards interativos está na forma como as informações são apresentadas. Em um relatório, por exemplo, não é fácil reunir diversos dados em uma única página, o que torna a visualização do todo mais difícil.

Ao evoluir para dashboards interativos, torna-se possível reunir diferentes dados em uma tela única. Isso torna a leitura e a interpretação das informações mais fáceis e dinâmicas.

Outro ponto muito positivo da adoção de dashboards está na forma como os dados são apresentados. Cada usuário e/ou departamento pode definir o formato visual mais adequado para as suas necessidades, como tabelas dinâmicas ou gráficos, por exemplo.

Ao facilitar a análise e comparação das informações a partir da forma como elas são visualmente apresentadas, gestores e tomadores de decisão sentem-se mais seguros e confiantes no momento de decidir algo importante para a organização.

Dados sob demanda para a organização

Uma empresa possui diversos departamentos e cada setor analisa diferentes dados para medir o seu desempenho. Companhias que ainda trabalham com relatórios impressos costumam imprimir um único documento com informações genéricas e usá-lo como base para tomadas de decisões que envolvem vários departamentos.

Ao optar por dashboards interativos, os diferentes setores da organização podem criar relatórios em tempo real e de acordo com as suas demandas. Além disso, se de tempos em tempos as necessidades são outras, é muito rápido e simples configurar um novo dashboard para aquela demanda ou momento da companhia.

Se, por exemplo, os departamentos de marketing e comercial virem a necessidade de cruzar informações para confirmar uma determinada suposição, os dashboards interativos permitem fazer isso rapidamente.

Muitas vezes, as companhias ficam presas às informações fornecidas pelos relatórios impressos pela dificuldade de configurar o sistema para atender a uma demanda específica. Com os dashboards interativos, isso não acontece mais.

Agora que você já sabe a importância dos dashboards interativos dentro das organizações, conheça a ferramenta perfeita para a sua empresa. O Oncase Labs transforma os dados da sua companhia em oportunidades de negócio, com informações em tempo real, personalizáveis e sob demanda.

Se você se interessou e quer saber conhecer em mais detalhes o processo de criação de dashboards sob medida, temos um guia com o passo a passo para criar dashboards perfeitos. Basta acessar onca.se/dashboardselvagem pra ter acesso totalmente gratuito a esse conteúdo. 

O post Por que minha empresa deve apostar em dashboards interativos? apareceu primeiro em Blog da Oncase.


Solucionando o problema de dados inconsistentes com Data Analytics

0
0

Os dados das empresas são considerados bens valiosos e estratégicos. Mas, para que tenham realmente valor precisam ser extraídos, analisados e efetivamente utilizados para melhorar os processos de gestão, isso também pode ser chamado de Data Analytics.

Para isso, é preciso contar com as tecnologias certas, que fazem toda a mensuração de forma automática e segura. Os profissionais também precisam entender a importância deste trabalho e aplicar os dados nos momentos de tomada de decisão. 

Para otimizar seu negócio, é preciso constantemente medir a maturidade dos dados e buscar melhorias na qualidade dos dados trabalhados. Os dados dos seus relatórios são confiáveis? 

Veja neste artigo dicas para minimizar dados inconsistentes ou incorretos nos bancos de dados da sua empresa.

Data Analytics: A importância da análise de dados 

Análise de dados é um conjunto de abordagens quantitativas e qualitativas para obter informações valiosas dos dados. Envolve processos que incluem extrair dados e categorizá-los para derivar vários padrões, relações, conexões e outras idéias valiosas. Com acesso aos dados corretos é possível ter insights inovadores que promovam mudanças nos processos das empresas. 

Com o auxílio de uma ferramenta de  Business Intelligence (BI) é possível unificar e automatizar as informações vindas dos diversos sistemas utilizados pela empresa como o CRM (Customer Relationship Management), o ERP (Enterprise Resource Planning) ou qualquer outro sistema legado. 

Para garantir uma análise eficiente de dados é preciso reduzir o risco de uma coleta de dados pobres. Entre os erros mais comuns para se ter uma coleta de dados de baixa qualidade incluem-se:

1. Falha no rastreio dos dados
Usar recursos para detectar a origem dos seus dados é fundamental para garantir a veracidade e qualidade da análise. Assim, a empresa pode descobrir com mais precisão a procedência da informação. Isso evita erros de duplicidade, relevância e inconsistências.

2. Falha na verificação
Para garantir a autenticidade dos dados, a empresa precisa fazer verificações automatizadas e, até mesmo, manuais de modo a conferir se a informação disponibilizada está correta. Ainda após a coleta da informação, é preciso validar a metodologia aplicada na análise com o uso de fórmulas e instrumentos específicos para o método utilizado.

3. Dados ultrapassados
A constante atualização é fundamental para garantir a qualidade da informação. Em algumas situações os dados registrados no passado são importantes para criar gráficos de tendências e fazer análises preditivas. 

4. Má configuração das ferramentas de software
Esta é uma da principais causas para a falha na coleta de dados. Até mesmo erros simples, como a habilitação de um recurso oferecido pela ferramenta, podem afetar os atributos da análise. 

5. Ausência de recursos necessários
Prejudicial também é a ausência de recursos que devem ser integrados aos mecanismos de análise. São eles que ajudarão na interpretação dos dados e na veracidade da informação. Ou mesmo, identificar falhas nos sistemas da organização.

6. Baixo volume de dados
Sem dados suficientes é impossível realizar uma análise coerente. Uma pesquisa de mercado feita com mil participantes, por exemplo, oferece resultados bem mais precisos do que uma análise com 100. Daí, talvez a empresa tenha de complementar o estudo com dados vindos por outros mecanismos. 

Tratamento e higienização dos dados

Depois de coletar as informações necessárias para a análise, vem o tratamento e a higienização de dados, ou seja, segmentar, organizar e limpar os dados. Abaixo, veja as melhores práticas para esse processo:

  • Identificar e eliminar dados duplicados
  • Padronizar as informações
  • Recuperar informações ausentes
  • Validar as informações
  • Higienizar os dados

Como garantir qualidade nos dados

O Data Analytics utiliza várias ferramentas que podem ser implantadas com sucesso para analisar dados e obter informações valiosas. Os desafios computacionais e de manipulação de dados enfrentados em escala significam que as ferramentas precisam ser capazes de trabalhar com esses tipos de dados.

O advento do big data mudou a análise para sempre, transformando drasticamente os requisitos para extrair significado dos dados corporativos. 

No mundo dos bancos de dados relacionais, os administradores geravam facilmente relatórios sobre o conteúdo dos dados para uso comercial, mas forneciam pouca ou nenhuma inteligência comercial ampla. 

Foi por isso que eles empregaram data warehouses. Mas, geralmente, os data warehouses não conseguem lidar com a escala de big data, de maneira econômica.

Embora os data warehouses sejam um tipo de data analytics, as ferramentas de data analytics são mais dinâmicas quando o desafio é analisar dados de grande volume, variedade e velocidade.

Os bons dados devem ter consistência e não ambiguidades. Dados de qualidade são fáceis de serem processados e analisados. Eles acabam levando a insights que ajudam a organização a tomar melhores decisões.

Além disso, se eles conseguem satisfazer os objetivos propostos para o uso a ser feito também são considerados de qualidade. 

Também abordamos este tema em outra publicação, sobre como o uso dos dados pode acelerar o crescimento da sua empresa.

Para extrair dados confiáveis é preciso seguir os 6 pilares de qualidade:

  1. Consistentes – Os dados precisam ser consistentes. As informações devem estar padronizadas em todas as fontes de dados. Se houver conflitos, uma fonte deverá ser escolhida como a principal ou ambas serão utilizadas até que a fonte com a informação incorreta seja identificada e corrigida.
  2. Precisos – Os dados precisam refletir a realidade da empresa. Informações representam o verdadeiro valor ou estado de uma organização. Dados incorretos como datas de nascimento ou endereços de clientes desatualizados prejudicam a empresa. 
  3. Definidos – Cada um dos campos de dados tem um significado bem definido e não ambíguo. Campos bem conhecidos, acompanhados por um dicionário de dados ajudam na qualidade.
  4. Acessíveis –  Os dados devem estar acessíveis aos analistas. Não apenas ter as permissões, mas também as ferramentas apropriadas que tornam os dados utilizáveis e analisáveis.
  5. Pontuais – Este aspecto está relacionado à latência. Ou seja, o tempo em que o dado é gerado até ser disponibilizado para a tomada da decisão.
  6. Completos – Certifique-se de que os dados estejam completos. Desde um pequeno registro como, por exemplo, o sobrenome de um cliente até os registros de compras de um fornecedor que não foram salvos no banco de dados.

Quer saber mais sobre análise de dados?  Temos um guia com o passo a passo para tirar projetos de analytics do papel. Basta clicar aqui pra ter acesso totalmente gratuito a esse conteúdo. 

O post Solucionando o problema de dados inconsistentes com Data Analytics apareceu primeiro em Blog da Oncase.

As vantagens de contratar nossa consultoria

0
0

Ao iniciar um nova iniciativa (de analytics, por exemplo) as empresas possuem quatro opções mais comuns: contratar mão de obra capacitada, treinar a mão de obra interna, terceirizar, ou contratar uma consultoria.

A cocriação, ou criação a quatro mãos, é quando o cliente contrata uma empresa ou profissional experiente para desenvolver um projeto junto com o pessoal interno. Esse método traz algumas vantagens, e listamos 5 delas a seguir:

1. Muita experiência

Ao contratar uma consultoria, ela traz junto toda a experiência adquirida nos projetos passados. Essa experiência vai ajudar a sua equipe interna a desenvolver bases sólidas, baseando-se na experiência do que funciona, sabendo já de longe os pontos que mais precisam de atenção.

2. Muito conhecimento

A absorção de conhecimento por parte da equipe interna tende a ser muito maior do que se o mesmo tempo fosse investido em um curso, por exemplo. A grande bagagem de conhecimento que é transferida na prática levaria mais tempo em um cenário teórico.

3. Suporte

A melhor forma de fazer as coisas é com segurança. Com uma equipe adicional para dar apoio aos seus projetos, sua equipe interna pode se dedicar mais às atividades que geram receita e menos com a resolução de problemas e bugs.

4. Resultados mais rápidos

Por não parar o desenvolvimento para investir em capacitação da mão de obra, os projetos atingem o estado de conclusão mais rápido. Além disso, o conhecimento e experiência da consultoria vai metodizar os processos, aplicando as melhores práticas e poupando retrabalho.

5. Atualização da empresa

O contato próximo entre a sua equipe interna e uma consultoria vai evoluir os seus projetos e metodologias, atualizando sua equipe com o que há de mais moderno no mercado. Ferramentas, serviços e frameworks estão em evolução o tempo todo, e muitas vezes as empresas se prendem a tecnologias que já não estão otimizadas para o cenário atual.

Ficou interessado em contratar a nossa consultoria? Trabalhamos com as principais ferramentas de big data, inteligência artificial e analytics. Faça como a Unilever, Kraft Alimentos e a Unimed, vamos criar juntos a melhor versão da sua empresa. Entre em contato através do link onca.se/contato agora mesmo.

O post As vantagens de contratar nossa consultoria apareceu primeiro em Blog da Oncase.

O Scora faz qualificação de leads e automatiza pré-vendas

0
0

O Scora Leads é a solução da Oncase que faz qualificação de leads para aumentar a produtividade da sua equipe comercial, e consequentemente, as suas vendas.

No departamento de vendas o SDR (Sales Development Representative) é o profissional responsável por fazer o papel de “caçador”, procurando e investigando possíveis clientes.Este processo é chamado qualificação de leads. Após a análise manual das informações, o representante de vendas chega à conclusão se o lead tem ou não fit com o produto ou solução de oferta.

Dependendo do tamanho da equipe comercial, o levantamento e análise dessas informações pode ser o gargalo da operação. Além disso, seres humanos tendem a errar vez ou outra, acarretando ao esforço desperdiçado da equipe de vendas por perder tempo com um lead que não tem fit com a oferta, ou que não está no momento certo para a compra ou contratação.

Entenda mais sobre o processo de enriquecimento de leads com o nosso Guia Completo de Qualificação de Leads, disponível gratuitamente através deste link.

O Scora Leads cruza informações públicas com o data lake Mareh e analisa com inteligência artificial para entregar leads qualificados para fechar negócio. O objetivo não é substituir o SDR ou um consultor de vendas, mas aumentar significativamente a assertividade deles.

Além de aumentar as vendas pela quantidade, também faz parte dos objetivos do Scora Leads aumentar o ticket médio e o LTV (Lifetime Value) dos seus clientes. Estes resultados são alcançados entregando leads qualificados com informações detalhadas e que possuem bom fit com o seu produto.

Uma consequência que o Scora Leads consegue por juntar o cliente certo com a solução certa é o aumento do customer success, diminuição de churn e aumento de upselling. Assim você vai aumentar suas vendas e os seus clientes estarão mais felizes com a sua solução.

É importante ter os clientes certos para o seu produto, porque assim eles estarão mais satisfeitos e existirá a probabilidade de vender mais para o mesmo cliente, uma prova definitiva da satisfação dele. Para mais informações sobre o Scora Leads, visite a página Scora.io, ou entre em contato com os nossos consultores de vendas através do formulário onca.se/contato. Vamos juntos construir a melhor versão da sua empresa.

O post O Scora faz qualificação de leads e automatiza pré-vendas apareceu primeiro em Blog da Oncase.

Aumente a Satisfação do Cliente com o Scora Leads

0
0

O Scora Leads tem o objetivo de indicar produtos relevantes para os seus clientes e aumentar o nível de satisfação do cliente, cativando- os por mais tempo.

Manter os clientes é um desafio para as empresas, principalmente em tempos de crise como o que estamos passando atualmente. E são exatamente nestes momentos que se faz necessário manter os clientes para não perder receita recorrente.

Existem vários outros motivos que levam um cliente a cancelar um serviço, e um deles e o baixo nível de satisfação com o produto/serviço ou atendimento prestado. Isso é mais comum do que você imagina, e o motivo é simples: as empresas não costumam investir em Customer Success (Satisfação do Cliente).

Estudos de mercado indicam que o custo de venda para um cliente (seja cross-selling ou upselling) é muito menor do que o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) para um cliente novo. 

O Scora Leads coloca o cliente no lugar central da sua estratégia comercial. O algoritmo de inteligência artificial  analisa o perfil dos clientes para indicar golden paths (caminhos dourados) que sugere produtos do seu portfólio que possuem fit com as necessidades do cliente. Percorrendo esse caminho o cliente vai manter o nível de satisfação alto, porque receberá as ofertas dos produtos que são relevantes nos momentos oportunos.

Os resultados do Scora Leads são de grande impacto em diversas áreas da empresa como comercial, suporte e marketing. Algumas métricas que são impactadas diretamente são o LTV (Lifetime Value), CAC (Customer Acquisition Cost), taxa de Churn, CRC (Customer Retention Cost), e CHS (Customer Health Score).

Entre em contato agora mesmo através do formulário disponível em onca.se/contato para conversar com os nossos consultores e descobrir como a plataforma Scora pode revolucionar as vendas da sua empresa. Para conhecer mais sobre a plataforma Scora e a aplicação de inteligência artificial nos negócios, visite scora.ai.

O post Aumente a Satisfação do Cliente com o Scora Leads apareceu primeiro em Blog da Oncase.

Otimização de recursos na crise: enxugar a operação para chegar mais longe

0
0

Em momentos de recessão e queda na economia, se faz necessário a otimização dos recursos da empresa. Lembre-se que quando se fala de recursos inclui não só financeiros, mas também operacionais e principalmente o tempo.

Para otimizar os recursos, primeiro você precisa ter uma visão geral do estado atual. Ou seja, entender para onde está indo o dinheiro, os ativos e o tempo de trabalho dos colaboradores. Você pode ler mais sobre o aumento de produtividade da equipe neste artigo no nosso blog.

Atingir esse nível de sintonia entre o gestor e a situação atual da empresa não é uma tarefa simples, faz-se necessário o uso de ferramentas como planilhas, gráficos e dashboards interativos para facilitar o entendimento e acompanhar as alterações.

A partir desse primeiro momento de visualização, o gestor pode identificar com mais facilidade os pontos que precisam de mais atenção. Por exemplo, fica mais fácil identificar que a sua equipe de suporte/pós venda está gastando muito tempo com o cliente X, quando o cliente Y está pagando mais. Outro exemplo é entender para onde está indo o seu orçamento mensal e estudar os pontos não necessários que podem ser cortados ou reduzidos.

É importante realizar essa análise periodicamente, não só nos momentos de queda do mercado. Quanto mais enxuta estiver a sua operação, mais fôlego a companhia vai ter para investir em P&D ou expandir. Dito isso, tenha cuidado para não se dedicar integralmente à esta tarefa e atingir custos operacionais, ou seja, custos envolvidos no desempenho das funções vitais da empresa. Por isso é necessário bom senso e conhecimento profundo do modelo de negócio e operação.

Para ler mais sobre otimização de recursos, clique aqui para ler o nosso artigo sobre investir em momentos de crise.Temos soluções de acompanhamento de métricas através de dashboards interativos para gestores, focados em otimização de recursos. Entre em contato com a nossa equipe de consultores para saber como podemos ajudar a otimizar sua empresa e extrair o potencial que o mercado pode oferecer.

O post Otimização de recursos na crise: enxugar a operação para chegar mais longe apareceu primeiro em Blog da Oncase.

LGPD e o petróleo dos dados

0
0

Já desmistificamos a frase “dados são o novo petróleo” neste vídeo no nosso canal do Youtube, onde explicamos que os dados podem sim elevar a produtividade de empresas e indústrias a um novo nível, mas que não perdem utilidade depois de serem usados, pelo contrário. quanto mais enriquecido, mais insights se pode tirar.

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) veio para regulamentar a coleta e uso de dados pessoais. Por isso é importante planejar com cuidado cada ponto de interação com esse tipo de dado. Por conta do rebuliço acontecido nos últimos meses, a data que a lei entrará em vigor foi adiada para meados de 2021. Portanto ainda dá tempo de se planejar e se adequar sem impactar a operação da sua empresa.

O primeiro ponto de atenção é que o proprietário dos dados precisa dar consentimento de quaisquer processos e finalidades que você pretende realizar com os dados dele. Por isso todo o caminho que eles irão percorrer precisa ser previamente desenhado. Inclusive quando e como eles serão apagados.

Portanto revise os seus processos e atualize os formulários para só capturar os dados que realmente serão necessários. Quanto mais dados você manipular, mais vai ter que prestar contas.

Um outro ponto importante da lei é que o usuário pode a qualquer momento solicitar a exclusão das suas informações, que precisa ser realizada com um prazo máximo definido. A exceção dessa regra é o chamado “interesse legítimo”, onde por exemplo instituições de proteção de crédito (SPC, Serasa, etc.) não serão obrigadas a excluir esses dados.

É obrigação da empresa manter a segurança dos dados dos usuários. Em casos de vazamento de informações, a mesma deve avisar publicamente em um período máximo de 24 horas, além de realizar ações para investigar e corrigir a falha acontecida. Caso seja provado que a segurança dos dados foi negligenciada, a empresa pode sofrer multa que pode chegar no valor máximo de R$ 50 milhões. Para construir ou ajustar sua estrutura de gestão de dados, entre em contato através deste link. Nossos consultores de negócios irão avaliar como podemos ajudar sua empresa a extrair valor de inteligência dos seus dados sem correr riscos de infringir a LGPD.

O post LGPD e o petróleo dos dados apareceu primeiro em Blog da Oncase.





Latest Images

Vimeo 10.7.0 by Vimeo.com, Inc.

Vimeo 10.7.0 by Vimeo.com, Inc.

HANGAD

HANGAD

MAKAKAALAM

MAKAKAALAM

Doodle Jump 3.11.30 by Lima Sky LLC

Doodle Jump 3.11.30 by Lima Sky LLC

Doodle Jump 3.11.30 by Lima Sky LLC

Doodle Jump 3.11.30 by Lima Sky LLC

Vimeo 10.6.1 by Vimeo.com, Inc.

Vimeo 10.6.1 by Vimeo.com, Inc.

Vimeo 10.6.0 by Vimeo.com, Inc.

Vimeo 10.6.0 by Vimeo.com, Inc.

Re:

Re:

Re:

Re: